terça-feira, 29 de setembro de 2015

História realizou semana acadêmica

"História em diálogos contemporâneos" foi o tema abordado durante a Semana Acadêmica de História das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), realizada entre os dias 24 e 26 de setembro, no campus. O objetivo do encontro foi trazer para os alunos do curso as experiências de pesquisas de professores/pesquisadores de outras instituições. “Isso oportuniza aos acadêmicos condições de expandir seus horizontes, mesmo permanecendo no espaço físico da Faccat”, lembrou a coordenadora do curso, Dalva Reinheimer, destacando que os professores compartilharam suas pesquisas demonstrando aos alunos as possibilidades de abordagens na história.
O evento abriu dia 24 de setembro com a palestra “História: do passado para o presente – ou do presente para o passado?”, com o professor René Gertz. No dia 25 ocorreu a palestra “Memórias múltiplas e patrimônio cultural em rede: o registro (auto) biográfico diante da ameaça da perda”, com a professora Raquel Alvarenga Sena Verena; e no dia 26 de setembro, a palestra sobre “Comida de imigrante: a gastronomia dos imigrantes alemães na região central do Rio Grande do Sul”, com a professora Fabiana Friedrich.
Ao longo do evento também houve bate-papo com o ilustrador Mauro Vila Real, que já passou pelo curso de História da Faccat; recital com Renan Monteiro; e visita técnica ao Museu Militar do Comando Militar do Sul.
No sábado, ainda ocorreu a eleição da aluna representante do curso, Gislaine da Silva Silveira, que tem como suplentes Tiago Fernando Kohlrausch e Cleusa Evanise dos Santos.
Já a coordenadora Dalva Reinheimer fez uma explanação geral sobre o curso de História, apresentando questões como atividades complementares, disciplinas eletivas, finalidades do curso e perfil do egresso. Na ocasião, os alunos puderam elucidar dúvidas e planejar melhor sua prospecção ao longo do curso.
“A Semana de História promoveu uma maior integração entre os alunos do curso. Os objetivos do evento foram alcançados, sendo possível uma avaliação positiva através da presença dos acadêmicos nas palestras e na visita técnica. A troca de informações com os palestrantes foi um outro fator muito positivo verificado, também, pela satisfação dos profissionais convidados em participarem de evento na nossa instituição”, ressaltou a coordenadora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário